sábado, 28 de dezembro de 2013

Ao meu genuíno Papai

Sempre que alguém sabe que meu pai é político, me pergunta como é ter vivido a vida inteira em eleiçoes, debates, congresso, comitês e campanhas. E quando eu fico pensando na melhor resposta para algo que foi e sempre será a minha vida com este meu pai, lembro de um dia em especial.

         Estávamos eu, Mamae, Papai e Nanan no Embu das Artes. Antes de começarmos nossa expediçao pelas barraquinhas, meu Papis, claro, quis tomar um café. Lá dentro tinha um senhor que olhava bastante para ele, mas como nao falava nada com a gente, nao demos maior importância. Quando já estávamos quase indo embora e eu até já tinha visto a lojinha que queria ir primeiro, este senhor se aproximou, pegou na mao do meu pai e disse: “Genoino, sou seu admirador, seu seguidor. Muito obrigado por existir, eu sou um homem mais feliz porque você existe! Essa é sua filha?” e olhando pra mim disse: “Você tem muita sorte de ter um pai como esse grande homem!”.

         Nunca esqueci aquele dia, aquele homem, aquele café e a expressao que vi no rosto do meu pai e o que senti dentro de mim.

Por isso meu Papai querido, agora que é chegado este momento da sua volta, do seu retorno, de mais uma campanha, eu queria dizer que você continua sendo esse Genoino: o Genoino que cativa muita gente, aquele que me orgulho de ser meu pai, o Genoino que luta, que sonha, que nao desiste e que nao abre mao dos seus ideais. O Genoino político, que sabe o que faz, que é brilhante e que nao se curva perante as dificuldades que encontra pelo caminho. E também o Genoino que é um pai maravilhoso, que adivinha quando estou triste, que me dá os melhores conselhos, que me ajuda quando tudo parece sem saída, o Genoino pai de quem herdei esses pés de camponês e essa força e essa ansiedade por ganhar o mundo, resolver os problemas e encontrar uma saída. Já.

         Muitas vezes eu e você tivemos que saber esperar, tivemos que ter paciência e acalmar este tigre que levamos dentro. Ano passado você teve que esperar por muita coisa, teve que se recolher e aguardar, mas agora chegou o seu momento de liberar toda esta força, toda esta garra, toda esta energia. Chegou a hora de ir pras ruas, fazer o que mais sabe e mais gosta: caminhadas, comícios, conversar com os militantes, voltar a fazer campanha e voltar a fazer uma campanha diferente, quem sabe de volta à nossa velha essência de camisetas pintadas e cortinas bordadas?

         Eu estou aqui longe, nao poderei organizar macarronadas de apoio, nem distribuir material para os amigos ou vestir-me como uma louca no dia da eleiçao, mas estou com seu neto ou neta dentro da minha barriga, transmitindo a ele(a) toda nossa esperança e toda nossa alegria em ver você de volta ao que mais sabe fazer: conquistar apoios, criar sorrisos, ganhar admiraçao e vencer adversidades.

         E nunca se esqueça: nesta tua etapa da volta por cima, o primeiro discurso que fez depois de tudo, depois do recolhimento, foi no meu casamento. Eu, como boa superticiosa da família que sou, só posso ver o quanto isso significa muita energia positiva e muita sorte, alegria e felicidade pra este caminho que você continua traçando agora.

         E sim, sempre encontraremos o nosso tempo para o suco de limao e para uma boa queijadinha à caminho de Ubatuba.

         Te amo meu Papai amado. Muita luz, muita força a você, e também para a Mamae, Nanan, Mariana e todas estas pessoas maravilhosas que estao do seu lado.

         De tua filha que te ama,

                                             Mimi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.